segunda-feira, 14 de julho de 2014

COPA 2014


Enésima sexta feira que eles brigavam durante o jantar trivial. Ela saia pela copa e ia para a casa dos pais, mas sempre voltava no  fim do sábado, constituindo um prático exemplo  de dizima periódica, conforme calculou um matemático vizinho . Ele, coitado, ficava   estacionado frente à TV, fumando um cigarro apagado (OMS).
Ocorre, todavia, que aquela sexta  era de Copa e, súbito,. ele teve um estalo de astúcia - largou  tudo, saiu pela copa e foi para a Vila Madalena. Encontrou um olhar sedutor que dizia: - Oi . Dançaram doidamente, ponta do pé esquerdo dele batendo na ponta do pé direito dela e vice – versa, até   declinar a gritaria  pelo último gol!
No sábado, sob o alarido retumbante por meia dúzia de gols, depois de almoçarem outro tanto de tapiocas, exibindo os quatro sapatos sem bico e as unhas esmigalhadas,  tomaram um táxi e sumiram dali.
Ele embevecido cobiçava o laço de fita borboleta  que prendia o vestido de chita da recém conquista, quando no seu  cérebro invadido por hipotético exercito de traças  embriagadas, emergiram traços de “Amor e Fidelidade”  (vide Pequeno Manual  de Heráldica ): - não poderia, portanto, desenlaçar  a borboleta, além do que, a dona certamente morder-lhe-ia o bolso
A outra, exausta, sentindo dores  no pé, oscilava entre  três  “cês”: se voltasse  à Copa, teria um achaque ao bradar do hino pelos  bravos jogadores de mãos coladas   
no peito heróico; se ficasse com o idiota que lhe havia estraçalhado o  dedão, certamente ele  morderia seu tornozelo; se no carro, em alta velocidade, declamasse o hino, fatalmente  o taxista patriota levaria as mãos ao peito., e..........................pátria amada!!!!
Que  coincidência ! Que encruzilhada de pensamentos nobres ! Parece um conto de fadas ou um filme de cinema mudo! Então, mutuamente e mudamente , eles concordaram em  ir cada um  para o seu lado, como acontece na epopéia de  ópera trágica. Ele desceu do táxi duas esquinas antes de casa , e  a outra quatro quilômetros  depois.   
O mundo dá suas voltas e, em consequência, ela, a madama, antecipou a sua  postando uma cara de Madalena arrependida para não externar o que andou fazendo. Assim,  recebeu o marido com uma frigideira na mão e uma pergunta arrogante:- onde você se meteu?
- Fui pular na Vila Madalena..Dizer  a verdade  é  o despiste mais seguro para não confirma-la   ( Tratado de Boas Mentiras   ) .
Satisfeita com a sintética explicação, ela  sorriu como a   Gioconda e colocou a frigideira delicadamente sobre o fogão enquanto misturava  mandioca e  coco ralado.
O casal ficou calado em silencio absoluto Silencio absoluto impossível de ser ouvido  por um transeunte local bem atento, nem, pelo menos, por um viajante   distraído cochilando na Patagônia.
Atenção. Suspense.
Recorra-se ao clássico . Faça-se desse silêncio um prelúdio, como um  daqueles de Chopin  ( estás ouvindo ?)....
Agora, ao prelúdio segue o alarido da turba, contente ou descontente, que irá ou iria desencadear ao final da Copa!
A grandiosidade desse momento requer um ponto final condizente “ The End” (para eventual versão).
            E ele? Ele, enfim, concluiu que adorava as sextas feiras e odiava os sábados, enquanto flegmaticamente aguardava ficarem prontas as tapiocas.

Luis Gastão Costa Carvalho Serro- Azul .Julho,2014



Luis Gastão Costa Carvalho


equum ponto final ( The End, para  eventual versão). Assim como,  ele, enfim,  concluiu que adorava as sextas feiras e odiava os sábados. Daí,  flegmaticamente, aguardou ficarem prontas as tapiocas!

Luis Gastão Costa Carvalho Serro-Azul .  Julho, 2014